Instrumentos Musicais

Friday, November 03, 2006

Vamos tratar sobre a Flauta:
A flauta é um instrumento musical de sopro sem palhetas com uma abertura no seu fim. Técnicamente se encontra na família das madeiras, embora seja atualmente construída com metais (como ouro, prata e etc...).Esta classificação se dá muito mais pela natureza sonora da Flauta do que a construção física dela.
A flauta é um dos instrumentos mais antigos que se conhece, e desde a antiguidade é um instrumento muito conhecido, talvez pela sua facilidade de construção, talvez pelo som suave e melodioso que produz.
A flauta transversal, como a conhecemos hoje (ou "flauta de concerto"), data de 1871 e foi um aperfeiçoamento feito por parte do grande flautista Theobald Boehm, que descreveu seu modelo de flauta no livro "The Flute and Flute playing".
Dentro de uma orquestra sinfônica existe um naipe de Madeiras, e dentro dele um "sub-naipe" de flautas geralmente composto por em média 3 flautistas, que além de executarem a melodia feita pelos violinos, com o intuito de acrescentar suavidade, brilho e claridade, executam também melodias próprias. A Flauta é particularmente usada em passagens rápidas e salteadas - aliás, o virtuosismo na flauta se mostra também na agilidade. Há quem diga que a Flauta é o instrumento mais ágil da orquestra. Embora sua construção possa parecer simples em comparação a outros membros de sua família, sabe-se que não é um instrumento de fácil execução. Isso se deve ao fato da flauta possuir uma grande desigualdade de registros (o agudo é muito mais potente que o grave, e o flautista deve ter controle sobre essa natureza), uma postura diferenciada, e exigir um grande conhecimento a respeito do mecanismo da embocadura. Portanto, não é difícil obter som na Flauta, porém é laborioso alcançar um som límpido, volumoso e apurado. É exigido de um flautista o total controle da respiração diafragmática, uma boa percepção quanto a afinação (já que qualquer mudança do sopro, da embocadura e do seu ângulo pode influenciar bastante), e bastante estudo. A exemplo de Pixinguinha, que é considerado um dos maiores flautistas que o Brasil já teve, ele tocava além da flauta o saxofone. Quando este adoeceu por motivos ligados ao alcoolismo continuou exímio saxofonista, porém perdera a embocadura e agilidade necessárias a Flauta e, nunca mais conseguiu tocar este instrumento. Daí percebe-se as dificuldades impostas pelo instrumento.
Quanto aos registros da Flauta:
O grave é suave, rico de harmônicos, cheio. O médio é brilhante, melodioso, alegre. O agudo é penetrante, claro, preciso.
A Flauta não se restringe apenas ao universo da orquestra, estando ligada a outros campos musicais como o New Age, Romântica, Rock Progressivo, Jazz, Choro, Samba, entre outros, já que seu timbre é tão adaptável.
No Brasil esse instrumento forma historicamente o conjunto básico, junto com o bandolim, o cavaquinho e o violão, para a execução de choros. Altamiro Carrilho é um dos mais conhecidos flautistas de choro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home